Selecione Layout

Padrão de fundo

  • #
  • #
  • #
  • #
  • #
  • #
  • #
  • #

Cor

#

Valec: defesa da empresa pública, direitos e empregos

Por: Imprensa28/02/19 13:26

Empresa de engenharia e construções de ferrovias corre risco de extinção; trabalhadores estão mobilizados

Representantes da Valec (Engenharia, Construções e Ferrovias), sindicatos e governo federal realizam reunião nesta sexta, 1, para tratar da questão do emprego na empresa, sob risco de extinção desde que a equipe econômica de Jair Bolsonaro (PSL) manifestou interesse em acabar com o órgão. 

A reunião foi agendada após audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT) na última sexta, 22, já que existe o temor de demissão em massa na estatal que constrói e opera ferrovias no Brasil. 

Histórico - Em 14 de janeiro passado um grupo de empregados da Valec manteve reunião com o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas. Segundo os representantes dos empregados o ministro fez questão de deixar bem claro que existe, de fato, intenção de se liquidar a estatal, porém garantiu que antes de qualquer tratativa para liquidação seria feito um Plano de Demissão Voluntária – PDV. Na mesma data o Ministério também se comprometeu a orientar a contratação de empresa consultora com o objetivo de implementar ações de replacement (recolocação). 


Embora em entrevista ao jornal Valor o ministro tenha declarado que o processo de fechamento seria iniciado já neste mês de março, no último dia 26 ele reafirmou que não havia decisão sobre o fechamento da empresa. Na avaliação dos representantes dos empregados é notória a mudança no discurso do ministro, o que pode ser atribuído também a investidas feitas por senadores a favor da Valec e seus trabalhadores.

Atualmente, a Valec tem 380 concursados do certame realizado em 2012, mas como é sucessora da RFFSA e do Geipot, há 712 servidores diretos. O temor dos trabalhadores é que a extinção aconteça sem sequer a realização de PDV ou recolocação.

O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas une-se aos trabalhadores da Valec nesse momento, reivindicando a preservação do emprego e de direitos, além da manutenção da empresa pública, fundamental para o País.

Entre em

Contato