Selecione Layout

Padrão de fundo

  • #
  • #
  • #
  • #
  • #
  • #
  • #
  • #

Cor

#

´Energia para reconstruir o Brasil´ é tema de plenária dos petroleiros

Por: Imprensa13/08/2021 15:44

Várias lideranças participam do encontro, que neste sábado abordará a luta contra as privatizações

A categoria petroleira deu início, ontem, à IX Plenária Nacional da FUP, que prossegue até 15 de agosto e tem como tema “Energia para reconstruir o Brasil”. Neste sábado, 14, a partir das 10h, a coordenadora do comitê nacional em defesa das empresas públicas e representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano, participa do evento na mesa que tem como foco a luta contra as privatizações no País.

Ontem, durante a solenidade de abertura, os participantes destacaram a urgência da defesa da democracia e da resistência dos trabalhadores ao desmonte do Estado brasileiro, reforçando a importância das eleições de 2022 para a reconstrução do País. “Não temos tempo para ter medo”, afirmou o coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, citando Carlos Mariguella. “Nossa luta é contra o fascismo”, destacou, ressaltando que os petroleiros têm “um papel central nessa plenária que é construir resistências nas ruas e nas urnas”.

Os petroleiros, como outras categorias que integram o comitê, vêm vivenciando ataques constantes às empresas em que atuam e a seus direitos trabalhistas. “Somos muitos e estamos unidos para esclarecer à sociedade os malefícios da privatização. Nesse momento, se não tivéssemos bancos públicos como a Caixa, laboratórios e o próprio SUS, nossa situação com a pandemia seria ainda pior”, lembra a coordenadora do comitê.

Veja, abaixo, a programação de hoje a domingo, e acompanhe as discussões pela rede social da FUP.

13/08 - sexta-feira
15h às 17h - Mesa 3: Desafios da esquerda e dos sindicatos na incorporação das pautas contra todas as formas de opressões – com Walmir Siqueira, coordenador do Coletivo Nacional LGBT da CUT, e a socióloga Luciane Soares da Silva, professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense e coordenadora do Núcleo de Estudos Cidade Cultura e Conflito (NUC/UENF). Mesa será coordenada pelos petroleiros Alex Frey (Sindipetro RS) e Tiago Franco (Sindipetro Unificado SP).
18h às 20h - Lançamento do livro “Operação Lava-Jato: Crime, Devastação Econômica e Perseguição Política” – com Fausto Augusto Júnior, coordenador técnico do Dieese e um dos organizadores do livro; Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP; Claudio da Silva Gomes, presidente da Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (CONTICOM); e Edson Carlos Rocha da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói/RJ e coordenador do Setor Naval da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT). Mesa será mediada pelo petroleiro Tadeu Porto, diretor da FUP e do Sindipetro NF, com transmissão pelo canal da FUP no Youtube.

14/08 – sábado
10h às 12h - Mesa 4: A luta contra as privatizações – com Fabíola Latino Antezana, da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU) e da Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia (POCAE); Rita Serrano, coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas; Mário Dal Zot, presidente da Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro) e diretor da FUP; senador Jean Paul Prates, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras e Líder da Minoria no Senado; José Aparecido Gandara, presidente da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios (FINDECT). Mesa será coordenada pelos petroleiros Mário Dal Zot (FUP/Sindipetro PR/SC) e Ivis Corsino (Sindipetro RN).
14h às 16h - Mesa 5: Energia para reconstruir o Brasil e a proposta dos petroleiros e petroleiras – com José Sérgio Gabrielli, ex-Presidente da Petrobrás e professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Cibele Vieira, diretora da FUP.Mesa será coordenada pelos petroleiros Homero Pontes (Espírito Santo) e Marcus Ribeiro (Sindipetro AM).
16h às 18h - Painel "Ineep: três anos transformando energia em conhecimento", em comemoração aos três anos do Instituto - com Deyvid Bacelar coordenador geral da FUP; Rodrigo Leão, diretor técnico do INEEP; William Nozaki, diretor técnico do INEEP; Fátima Viana, diretora da FUP e diretoria política do INEEP; José Maria Rangel, ex-coordenador da FUP e idealizador do INEEP, atual diretor do Sindipetro-NF. Ao final do debate, será feito o lançamento do livro do INEEP "Economia política dos hidrocarbonetos: Entre a pandemia e a transição energética”, com participação dos pesquisadores William Nozaki, Rafael Rodrigues da Costa e Isadora Caminha Coutinho. Mesa será mediada pela petroleira Fátima Viana, diretora da FUP e do Sindipetro RN, com transmissão pelo canal da FUP no Youtube.
18h - Atividade cultural – live com Tonho Matéria, cantor, capoeirista e compositor baiano, ex-vocalista das bandas Ara Ketu e Olodum.
Transmissão no youtube.com/c/FUPBRASIL

15/08 - domingo
9h às 12h - Grupos de Trabalho
14h às 17h - Plenária final

Entre em

Contato